Beleza é essencial
- Marina Ruperto
- 1 de set. de 2017
- 3 min de leitura

[...] Beleza é essencial. Porque na vida a gente escolhe ou enxergar beleza ou procurar defeitos. Quem tem mais facilidade pra ver o belo fica leve, encanta-se. Quem só vê pessimismo amarga-se. Porque beleza nem sempre é palpável. Mas quando se palpa, é reconhecida há milhares de palmos de distância. E quem cria faro pra ela, acaba a encontrando em toda esquina e a multiplicando.
Como boa libriana a beleza me atrai muito.
Para minha melhor compreensão eu a dividi em: beleza exata e beleza subjetiva. E nesse texto eu gostaria de focar na beleza subjetiva, que, ao contrário da beleza exata, inclui uma série de aspectos que não tem nada de objetivos. Envolve emoções, noções de vida, experiência e características pessoais.
A beleza exata coloca todo mundo no mesmo grupo, em um campo em que o planeta inteiro concorda. Como por exemplo: Quem não acha a Gisele Bündchen lindíssima?
Quem discorda disso provavelmente tem alguns parafusos a menos.
Mas não é sobre isso que eu quero falar.
Hoje eu estava olhando algumas fotos da minha viagem e refletindo como eu me acho tão mais bonita quando eu estou perto do mar, mesmo com a pele oleosa, cabelo desarrumado e todos os fatores que me deixam ao natural. Meu pensamento seguinte foi como eu mudei minha percepção de beleza ao longo do tempo.
Houve um tempo em que eu me importava bastante com o que as pessoas achariam de mim. E nisso eu incluo escolher determinadas roupas, agir de tal forma e tantas outras atitudes baseadas naquilo que viam de mim e ignorando como eu mesma gostaria de ser.
A estética sempre foi algo importante pra mim, não vou negar. Eu só passei a ver as coisas de forma distinta, principalmente em mim mesma, e consequentemente, nas pessoas também.
Beleza é pessoal. Um sorriso na hora certa, um jeito de falar, um modo de andar, a maneira de se dirigir a alguém ou até mesmo como você come.
Nunca me esqueço quando eu estava em um shopping comendo um hambúrguer e um garoto veio falar comigo e elogiar o meu jeito de comer. Aquilo foi cômico pra mim, ainda mais por ser uma pessoa totalmente despreocupada com etiqueta como sou. Não foi daqueles elogios que a gente espera receber quando está com a cara toda suja de ketchup…
Beleza é segurança. Pessoas seguras são muito atraentes, porque elas sabem seus pontos fortes e seus pontos fracos; realçam seus pontos fortes e aceitam seus pontos fracos.
Tratar a beleza como se ela não fosse importante na nossa sociedade é besteira. Tratar como se fosse a coisa mais importante é outra falha. A questão da balança, sabe? (libriana). Até porque, não tem nada mais chato do que uma pessoa extremamente bonita e tão vazia. Chega dá aquela sensação de desperdício.
Beleza é consequência. “Faça o que gosta e o sucesso será uma consequência”. A beleza também funciona bem por aí. Se você tem um brilho no olhar, motivações, esperanças e anseios por que não seria atraente? Deixando minha modéstia de lado, é por isso que me acho bonita perto do mar. Lá eu me encontro, fico de frente dos meus sonhos e perspectivas. Lá meu sorriso é mais demorado e minha preocupação é zero. Se assim eu sou, por que então eu deveria mudar?
Beleza é liberdade. É determinação em usar um sutiã confortável, uma blusa larga, não usar maquiagem em um dia, usar maquiagem no outro, usar um floral ou um preto básico.
Beleza é democracia. Até porque já pensou se só a Gisele fosse bonita? Como o mundo iria procriar?
Beleza é rotina. Atos diários de afeto, nuances, vibrações que arrepiam a mente e o coração.
Beleza é conjunto. É sorriso, abraço e carinho de mãos dadas.
Beleza é essência. É não só a cor de uma rosa, mas principalmente o seu perfume.
Beleza é essencial. Porque na vida a gente escolhe ou enxergar a beleza ou procurar defeitos. Quem tem mais facilidade pra ver o belo fica leve, encanta-se. Quem só vê pessimismo amarga-se. Porque beleza nem sempre é palpável. Mas quando se palpa, é reconhecida há milhares de palmos de distância. E quem cria faro pra ela, acaba a encontrando em toda esquina e a multiplicando.